segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

PLANO DE AULA

DURAÇÃO: uma semana

PÚBLICO ALVO: alunos da sétima série

ESTRATÉGIAS: Os alunos serão preparados a fazer um juri simulado sobre a influência da novela na formação das crianças, se ela prejudica ou não a mente desses telespectadores mirins.

RECURSOS: Jornais, revistas, internet, emfim tudo que auxiliar a posição crítica desse público alvo.

DESENVOLVIMENTO: Primeiramente os alunos procurarão argumentos em diversos meios de comunicação para reforçar sua colocação em relação ao tema abordado. Posteriormente, serão sepados na turma os contra e os a favor da novela na formação das crianças, ficará uma turma remanescente que jungará a desenvoltura de cada grupo. Após tudo determinado, será feita uma simulação de um juri, onde cada parte deverá defender seu argumento de maneira persuasiva e convincente. Isso facilitará uma escrita dissertativa posteriormente.

AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada através dos próprios colegas de classe que ficaram como telespectadores, eles farão uma votação, onde a turma que obtiver o maior número de votos será a vencedora.















2 comentários:

Gládis Leal dos Santos disse...

Olá Francine,

A atividade de um Júri simulado é bastante desafiadora, pois aos alunos que poderão exercitar a argumentação e a criticidade, parabéns!

Não ficou bem claro nesta aula é a escolha do vídeo e como ele será utilizado. Já que a proposta é uma análise da influências das novelas, seria mais interessante você escolher um vídeo que apresentasse uma cena de novela para que os alunos assistissem e começassem a pensar sobre o assunto. Sugiro que você faça uma busca no YouTube usando a palavra novela. Você encontrará vários vídeos com cenas de novelas atuais e mais antigas. Escolha um que apresente alguma cena polêmica para que seja um disparador da discussão sobre o assunto.
Como estamos utilizando o blog nesta aula, utilize esta ferramenta na atividade. Os alunos podem comentar no blog o que acharam da cena. Você pode colocar abaixo do vídeo algumas questões para que eles analisem e depois respondam utilizando o sistema de comentários.
Depois, em sala de aula as outras atividades seriam desenvolvidas.

Esta é apenas uma sugestão, considerando-se a proposta do exercício que é a de integrar o vídeo e o blog nas aulas.

Vou aguardar para avaliar sua aula. Assim que estiver pronta, é só avisar, ok?
Se tiver qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraços
Gládis

UkNoWn disse...

fgfgdf